Tuesday, May 17, 2011

Regras do Torneio Escada


Introdução

1) Pretende-se com o I Open Internacional Bunnies & Whisky de Macau, promover a prática
desportiva do ténis fomentando ao mesmo tempo o convívio. As inscrições estão abertas a
todos.
2) A coordenação da Escada é garantida pelo grupo de amigos/colegas e conhecidos do site www.tugamacau.blogspot.com bem como pelos administradores deste Blog.
3) A existencia de Juíz-Árbitro será definida nas Disposições Gerais.

Inscrição

4) O torneio Escada consiste numa prova em que existe uma classificação inicial predefinida e em que os participantes defrontam (desafiam) jogadores melhor classificados com vista a melhorar o seu ranking. O torneio decorre de 1 de Junho de 2011 a 31 de Agosto de 2011.
5) Uma vez iniciada a prova, qualquer novo jogador deverá ocupar sempre o último lugar na Escada.
6) As inscrições estão sujeitas ao pagamento de uma taxa no valor de 200 MOP.

Desafios

7) Um jogador só poderá desafiar outro jogador que esteja no máximo 5 lugares acima do seu lugar no Ranking.
8) Se o desafiante for o vencedor, tomará na escada o lugar do desafiado, que recuará um lugar, o mesmo acontecendo aos jogadores que se seguem; caso o desafiante seja vencido, a classificação do desafiante e do desafiado mantêm-se inalteradas.
9) Não existe limite máximo de desafios.
10) A data, hora e local do jogo serão marcadas pelos jogadores em questão, de comum acordo.
Para tal deve utilizar-se a mailing list que sera criada apos as inscricoes para registar o desafio. Para afinar os pormenores do encontro os jogadores devem recorrer aos contactos disponíveis no desafio. No final ou no dia seguinte ao encontro o(s) jogador(es) deverão indicar através de email para a administração o resultado do jogo. Quando os jogadores se virem impossibilitados de o fazer devem, excepcionalmente, recorrer à Coordenação da prova telefonicamente..
11) Um jogo apenas pode ser marcado com uma antecedência máxima de 2 Semanas
12) Todo o jogador desafiável (disponível) deve aceitar um desafio num prazo máximo de 1 semana, caso contrário pode ser penalizado com uma falta de comparência.
13) É desafiável todo o jogador que não se encontre nas condições do ponto nº 14.

14) É indesafiável:
a. O vencedor dum desafio nos 2 dias que se seguem à realização deste (a não ser que ele aceite). Caso o próprio jogador entenda dispensar os 2 dias de descanso que possui pode anular o seu estado através de informação na mailing list.
b. O jogador que aguarda a realização dum jogo em que participa e já esteja marcado.
c. O jogador que se encontre impedido por motivo considerado justificável (ver ponto nº 19).
15) O desafiante não deve desafiar duas vezes na mesma semana o mesmo jogador (a não ser que ele aceite).
16) O jogador que aguarda a realização dum jogo em que participa e já esteja marcado não pode desafiar, a não ser que o jogo seja entretanto cancelado por motivos justificáveis.
17) Após a realização dum jogo de escada tem prioridade para lançar um desafio aos intervenientes um terceiro jogador. Ex: Jogam A e B, para lançar novo desafio tem prioridade o jogador C.

Deveres

18) Faltas de comparência: É considerada falta de comparência a ausência de um ou ambos os jogadores no recinto desportivo após 30 minutos da hora marcada para o jogo. Poderá ser apresentada uma justificação plausível que poderá atenuar as penalizações existentes.A falta de comparência de qualquer dos jogadores é tida como derrota. Com 2 faltas de comparência não justificadas o jogador pode descer para último da escada, ficando essa decisão a cargo da Coordenação da Prova. Com 5 faltas de comparência não justificadas deverá ser considerada pela Coordenação da Prova a exclusão do jogador.
19) Todos os jogadores que estejam indisponíveis por um motivo justificável (doença/lesão, férias, turnos, etc.) terão de o comunicar no site ou mailing list ou, excepcionalmente, ao coordenador do torneio.
Neste caso o jogador indisponível perde todos os direitos a que a sua posição lhe poderia usufruir, ficando a sua classificação sujeita às movimentações causadas por jogos entre os demais jogadores. Caso uma indisponibilidade se prolongue demasiado a Coordenação da Prova reserva-se o direito de aplicar despromoções no ranking.
20) No caso dum jogo não se realizar por razões alheias aos jogadores o mesmo deve ser retomado num prazo máximo de 7 dias. Caso tal não seja possível, será considerado vencedor, pela seguinte ordem,
a. Quem tiver mais sets ganhos;
b. Quem tiver o balanço entre n.º de jogos ganhos e perdidos mais favorável;
c. O desafiado, permanecendo as posições iniciais no ranking.
21) deveres do desafiante:
a. Fornecer bolas para o jogo, que deverão estar em bom estado;
b. Efectuar a reserva e suportar os custos do aluguer do court;
22) Todos os jogos serão realizados à melhor de 3 sets, sendo o último um super Tiebreak até aos 10.
23) Todos os jogadores terão de realizar, pelo menos, 1 jogo por cada 15 dias. Caso falte ou não realize nenhum jogo no espaço máximo de 15 dias, o jogador em falta será imediatamente despromovido 1 posição no ranking. Por cada falta subsequente, a descida no ranking será proporcional ao número de faltas do jogador em questão (por ex.: a 2 falta implicará uma descida de 2 lugares no ranking; e assim sucessivamente).


Prémios

• 1º ,2º e 3º classificado do Torneio Escada;
• Jogador com maior número de jogos efectuados;
Em caso de empate no maior número de jogos realizados os factores de desempate serão:
- Maior número de vitórias entre os jogadores empatados;
- Maior número de vitórias totais;
- Sorteio.
• Outros Prémios Surpresa

Disposições gerais

Os casos omissos serão analisados pela organização, cabendo à mesma quaisquer decisões finais.
Todos os jogadores que se inscreveram no torneio Escada têm entrada automática no torneio Escada do ano seguinte excepto se o jogador anular a sua inscrição ou se foi excluído.
Tendo em consideração que o torneio Escada pretende ser essencialmente um torneio social para o convívio entre amigos, não haverá a presença de árbitro durante os jogos.
Pede-se portanto aos jogadores que resolvam de forma amigável (por ex. Repetir o ponto) as possíveis dúvidas que possam surgir durante o jogo, apelando-se sempre ao fair-play dos jogadores.

2 comments:

VICI said...

Sou gajo com pouco fair play... ;)

k said...

Por acaso isso ate eh uma grande mentira... :)